Governo diz que concursos para o túnel do Marão são “abertos a todos”

O secretário de Estado das infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, afirmou esta quinta-feira que os concursos relativos à obra do túnel do Marão são abertos a todos, “sem discriminações”.

Sérgio Monteiro falava na Comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, no âmbito da audição do ministro da Economia, António Pires de Lima.

Questionado pelos deputados sobre o projeto do túnel do Marão, Sérgio Monteiro disse que os “concursos decorrem neste momento de acordo com os prazos previstos”, adiantando que o primeiro termina a 24 de Abril e o segundo em meados de Maio.

“São concursos abertos a todos, sem discriminações positivas ou negativas”, garantiu o governante.

“Vi hoje notícias na imprensa que diziam do suposto incómodo do Governo relativamente a concorrentes” e que “tínhamos tentado fazer um concurso à medida”, disse o governante, depois da TSF ter noticiado que a Somague estará “a equacionar candidatar-se aos concursos públicos para completar a autoestrada e o Túnel do Marão”, concessionária com quem o Estado está em litígio em tribunal arbitral.

“Não somos desses vícios, os concursos são abertos”, afirmou o governante, apontando que não se trata de uma concessão.

“Estamos a falar de uma empreitada de obra pública pura e dura”, disse.

Os candidatos ao concurso público que vai permitir retomar a construção do Túnel do Marão, inserido na Autoestrada do Marão, poderão apresentar as propostas até ao dia 13 de Maio, segundo a Estradas de Portugal (EP).

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo