Portugal apoia Orçamento de Estado de Moçambique com 400 mil euros

Portugal vai desembolsar 400 mil euros de apoio direto ao Orçamento do Estado moçambicano, de entre cerca de 134 milhões de euros que vai desembolsar para a cooperação com este país, disse esta quinta-feira à Lusa fonte diplomática.

O apoio foi acordado durante a II cimeira Moçambique-Portugal que decorreu na quarta-feira em Maputo.

Portugal é um dos 19 países e instituições internacionais que contribuem diretamente para o Orçamento do Estado de Moçambique.

No entanto, a crise financeira internacional e operações polémicas do Governo de Moçambique, como a compra de uma frota de atuneiros através de um empréstimo de 850 milhões de dólares, levaram alguns parceiros a suspender o apoio e outros a adiar a sua decisão.

Na II Cimeira Portugal concedeu ainda a Moçambique 27 milhões de euros, relativos ao remanescente de uma linha de crédito de 300 milhões de euros, assinada ainda pelo anterior governo socialista.

Foram ainda concedidos 94 milhões de euros, relativos ao Investimoz, Fundo Português de Apoio ao Investimento em Moçambique, criado, em 2010, para promover o apoio ao investimento em Moçambique por parte de empresas portuguesas ou luso-moçambicanas, e cerca de 10 milhões de euros do Fecop, um fundo empresarial da cooperação portuguesa.

No total, o apoio saído da II cimeira ronda os 134 milhões de euros, um valor descrito na quarta-feira pelo primeiro-ministro português, Passos Coelho, como “uma prova de mais absoluta confiança no futuro de Moçambique e na governação das autoridades moçambicanas em prol do seu povo”.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo