Fundos de investimento imobiliário portugueses com retorno anual de -3,0%

O Índice APFIPP/IPD de Fundos de Investimento Imobiliário Portugueses, recentemente divulgado, revela que os fundos de investimento imobiliário portugueses apresentaram um retorno anual de -3,0%, à data de Dezembro de 2013.

De acordo com a APFIPP (Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios), os fundos imobiliários portugueses registaram um desempenho abaixo quer do retorno de 13,5% devolvido pelas obrigações (Índice de Retorno das Obrigações do Tesouro com Maturidade de 7-10 anos publicado pela JP Morgan) quer do retorno de 7,4% devolvido pelas acções (MCSI Portugal), em termos anuais (ou seja, nos últimos 12 meses terminados em Dezembro de 2013).

Em comunicado de imprensa a Associação explica que o retorno total continuou em terreno negativo pelo quinto trimestre consecutivo, apresentando, uma vez mais, a performance anual mais baixa registada pelo Índice, a qual reflete uma redução de 1,7% face ao ano terminado em Dezembro de 2012.

Este agravamento do desempenho, sublinha a mesma fonte, fez-se sentir quer nos fundos abertos quer nos fundos fechados. Os fundos abertos alcançaram um retorno anual total de -2,2% em Dezembro de 2013, enquanto que os fundos fechados devolveram um retorno de -4,6% no mesmo período, refletindo declínios de 181 e 116 pontos base respectivamente, quando comparados com Dezembro de 2012.

A APFIPP revela ainda que no 4º trimestre de 2013, foi adicionado à amostra de base para este índice o fundo fechado Popular Arrendamento. E à data de 31 de Dezembro de 2013, o fundo fechado Espírito Santa Alta Vista deixou de integrar o índice.

O Índice APFIPP/IPD de Fundos de Investimento Imobiliário Portugueses é patrocinado pela PwC e integra 12 fundos abertos e 27 fundos fechados, com um valor total de activos sob gestão de ?6.9 mil milhões no final do 4º trimestre de 2013.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo