Câmara do Porto aprova moção para dar prioridade a intervenção na marginal

A Câmara do Porto aprovou esta terça-feira por unanimidade, na reunião pública, uma proposta do PSD para “definir como prioritária a intervenção entre a Ponte da Arrábida e a Estátua do Anjo”, na marginal do Douro.

No documento, a autarquia compromete-se também a solicitar à Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) “esclarecimentos urgentes sobre os planos” para um conjunto de espaços e equipamentos existentes naquela área.

“Definir uma estratégia comum com a APDL, de forma a que exista uma limpeza integral e regular, bem como uma recuperação dos importantes espaços existentes e equipamentos degradados (estaleiro do Ouro, lavadouros do Ouro)” é outro dos pontos da proposta.

Os vereadores do PSD identificaram, em concreto, “o estado deplorável da marginal de rio na zona entre a Ponte da Arrábida e a Estátua do Anjo”, a “forte poluição na zona da Ribeira da Granja, o “centenário Estaleiro do Ouro, que se encontra abandonado e degradado”, os lavadouros do Ouro “em ruína” e “os restaurantes e bares flutuantes que mais parecem sucata flutuante”.

Relativamente à remoção destes últimos equipamentos, o presidente da autarquia, Rui Moreira, disse ter recebido do presidente da APDL a indicação de que “os sucateiros aguardam autorização da capitania”.

A recomendação do PSD alertava também para “o recente acidente que atirou com dezenas de jovens ao rio”, devido a queda do passadiço de um destes bares flutuantes e Rui Moreira esclareceu que o espaço “está licenciado, não pela APDL, mas pela capitania”.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo