Brito.Rodriguez integra exposição internacional

alt

O gabinete de arquitectura Brito.Rodriguez, composto por Inês de Brito e Gilberto Rodriguez anunciou mais uma participação numa mostra internacional.

O gabinete integra, com o projecto "Castle Environment", a exposição 2014 AIA Center for Emerging Professionals Annual Exhibition, actualmente no AIA (The American Institute of Architects) National Headquarters e que ficará patente até ao próximo dia 30 de Abril de 2014.

Ao Construir, Inês Martins de Brito e Gilberto Rodriguez explicaram o projecto em exposição. "Parte do nosso processo criativo nasce da captação de momentos de intimidade, reflexão e contemplação, estímulos criados por experiências sensoriais e a criação de atmosferas que despertam os sentidos, como o cheiro da terra depois da chuva ou uma vista particular onde a paisagem adquire características cénicas e esculturais.

Daí vem a satisfação de que o espaço criado é pessoal e íntimo, que se relaciona com o corpo, a memória e os sentidos. O indivíduo é, inegavelmente, parte integrante do lugar. A envolvente do Castelo de Buñol emite uma sensação de quietude e permanência, e tem mistérios de proporções mágicas. A cada passo progressivo, o Castelo revela-se lentamente, levantando-se da terra. Um caminho constituído por blocos de terra comprimida, com suaves contornos esbatidos que se adaptam à topografia do terreno, define uma sequência de espaços que se dissolvem no seu contexto específico. Um material que utiliza o solo amplamente disponível e praticamente não tem efeitos adversos para o ambiente. É uma intervenção que se gera a partir do seu lugar, valorizando o património histórico e cultural através da criação de espaços que trazem frescura e contemporaneidade ao lugar".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo