Portugal vai andar nas mãos de quem visitar a Bienal de Veneza

A Direcção ? Geral das Artes apresentou hoje o projecto “HOMELAND | News from Portugal”, que irá representar Portugal na 14ª Exposição Internacional de Arquitectura ? La Biennale di Venezia, de 7 de Junho a 23 de Novembro de 2014.

Comissariado por Pedro Campos Costa e com produção da Trienal de Arquitectura de Lisboa Portugal vai ser representado em Veneza por meio de um jornal – "um instrumento expositivo não convencional que será o veículo de informação de conteúdos originais, especificamente produzidos para o projecto da Representação Portuguesa, por uma equipa pluridisciplinar que reúne aproximadamente 90 profissionais das áreas da arquitectura, economia, sociologia, geografia, história, antropologia, fotografia, do direito e do design", participando todos com uma reflexão crítica sob diversas perspectivas, sobre a habitação, explica em nota de imprensa a Direcção-Geral das Artes.

O projecto reportará conteúdos noticiosos em base em duas áreas de reflexão. Uma reflexão cronológica ? onde se pretende avaliar a evolução da habitação em Portugal; e uma reflexão propositiva sobre 6 temáticas tipológicas, com 6 projectos urbanísticos que decorerrão ao longo dos 6 meses da Bienal e que serão protagonizados por 6 grupos de arquitectos focados em 6 cidades portuguesas ? Porto, Matosinhos, Loures, Lisboa, Setúbal e Évora -sobre 6 tipologias habitacionais ? temporária, informal, unifamiliar, colectiva, rural e de reabilitação.

Para o Comissário Pedro Campos Costa "este processo crítico-reflexivo não se esgota num exercício meramente teórico, antes pretende gerar propostas de aplicação à praxis arquitectónica, influenciar as práticas urbanísticas e impulsionar uma acção interventiva dos profissionais da arquitectura na construção da sociedade contemporânea. O formato de jornal, assumido para dar forma ao trabalho expositivo, permite uma abordagem gráfica e linguística mais direta e assertiva, sem no entanto deixar de ser reflexiva e profunda sobre os desafios que a arquitetura enfrenta no nosso País.”

José Mateus, presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa, também marcou presença, sublinhando que "o projecto da Representação Oficial de Portugal responde ao desafio lançado pelo comissário-geral Rem Koolhaas através do tema base ‘Fundamentals, Absorving Modernity:1914-2014′ já que centra o objecto da exposição na disciplina da arquitectura e não nos seus profissionais".

Na apresentação, Samuel Rego, Director-Geral das Artes destacou, entre outros factores desta representação, a experiência da Trienal de Arquitectura de Lisboa e a parceria com o Jornal Expresso ? que segundo Ricardo Costa, director do semanário, ainda está a ser estudada. Na apresentação o director do Expresso sublinhou a "extraordinária ideia" de materializar a representação num jornal, que andará assim nas mãos de todos quantos visitem a Bienal, classificando-a de "radicalmente diferente e inovadora".

“HOMELAND | News from Portugal” terá três edições, cada uma com uma tiragem de 55.000 exemplares, num total de 165.000 exemplares, A sua distribuição, a decorrer ao longo do período de duração da Bienal de Veneza, será gratuita. Estará disponível numa instalação constituída por uma máquina de venda automática de jornais localizada no Arsenal, no início da zona dos Pavilhões Nacionais. O jornal será ainda distribuído por ardinas e voluntários da Bienal.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo