Dão, Lafões e Alto Paiva vão receber obras de 1,4M?

altO presidente da Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), João Paulo Gouveia, anunciou esta quarta-feira a aprovação de 17 investimentos orçados em 1,4 milhões de euros, que contam com um financiamento comunitário de 880 mil euros.

“Na ADDLAP, não permitiremos que se perca um único euro de financiamento comunitário na região”, garantiu João Paulo Gouveia, em conferência de imprensa.

O também vereador da Câmara de Viseu frisou que este “será, muito provavelmente, o último grande pacote de investimentos aprovados neste ciclo de financiamento” e, portanto, “a prioridade agora é executar e executar bem”.

Na capital de distrito, serão apoiados sete projectos, como a recuperação da Capela de Santa Luzia, a remodelação e criação do pólo de informática e audiovisuais do Centro Social de Torredeita e o transporte de pessoas com mobilidade condicionada da Associação de Moselos.

Para o concelho de Vouzela, foram aprovados apoios destinados ao restauro do tecto da igreja de São Julião e à construção de polidesportivos em São Miguel do Mato, Alcofra, Cambra e também de uma microempresa em Fatunços.

No concelho vizinho de S. Pedro do Sul, serão feitos investimentos em equipamento do centro da Associação de Solidariedade Social de Lafões e na modernização e expansão da actividade de uma empresa de Várzea.

Em Vila Nova de Paiva, as verbas vão para o projecto do Museu de Arqueologia do Alto Paiva, para um roteiro turístico e cultural e para uma albergaria que usará energias renováveis.

Segundo João Paulo Gouveia, entre 2010 e 2013 foram aprovados na ADDLAP “114 investimentos, no valor de 11,5 milhões de euros, com um financiamento comunitário de sete milhões” e que permitiram a criação de cerca de 120 postos de trabalho.

O responsável referiu que, este ano, a associação “tem o desafio de desenvolver, com os municípios, com os agentes do desenvolvimento local e com os operadores económicos, uma estratégia vencedora para o próximo ciclo de fundos estruturais, que irá vigorar entre 2014 e 2020″.

“Não queremos apenas manter poder de gestão de fundos. Queremos ter uma estratégia que corresponda aos desafios da Europa 2020: um crescimento mais inteligente, mais sustentável e territorialmente mais inclusivo”, acrescentou.

O plano de actividades para este ano inclui eventos de educação ambiental e de promoção económica, dois temas que a ADDLAP considera fundamentais para a sua estratégia.

Já no próximo fim-de-semana, realizam-se várias iniciativas relacionadas com o Dia da Árvore em todos os concelhos da sua área de intervenção.

Entre 28 e 30 deste mês, arranca a iniciativa “Viseu & Vinho Dão Festa”, em cooperação com o município de Viseu, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e todos os agentes do território.

João Paulo Gouveia destacou também a iniciativa “Uma janela para a comunidade”, que decorrerá durante os meses de Setembro e Dezembro em três freguesias rurais do concelho de Viseu e que pretende, “no âmbito da valorização do património oral e patrimonial, promover os saberes culturais do mundo rural”. “Irá ser criado um espectáculo onde estarão representados, simultaneamente, a etnografia, a dança e a música”, acrescentou.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo