Estudo revela importância da conclusão do Túnel do Marão para economia da região

altA Associação Empresarial Nervir, de Vila Real, apresentou recentemente um estudo onde aponta a importância da conclusão das obras do Túnel do Marão para a economia da região, apontando o termo dos trabalhos como prioritário.

A Nervir tem em curso um barómetro empresarial que regularmente lança questionários aos empresários da região sobre os mais diversos assuntos.

A associação avaliou a importância que os empresários da região dão aos investimentos em infra-estruturas e apurou que, a maior parte, defende como “principal prioridade” a conclusão da Auto-estrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real.

A construção desta autoestrada, que inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros, parou a 27 de Junho de 2011 e, dois anos depois, a obra foi resgatada pelo Estado, que invocou justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária.

Os três concursos públicos que vão permitir retomar esta obra foram lançados esta sexta-feira. O valor base dos concursos é de 204 milhões de euros, prevendo-se que os trabalhos arranquem neste verão e que a autoestrada possa abrir no início de 2016.

A seguir ao túnel, que é prioridade para 34% das empresas, 24% dos inquiridos defendem a eliminação das portagens na Autoestrada 24 (A24).

A Nervir considera que a “rede rodoviária contribui para o reforço da atractividade e competitividade dos territórios”.

No entanto ressalva que, sem a valorização do território e a criação de condições de atracção de empresas e de criação de emprego, “são simples corredores de atravessamento que facilitam a circulação de pessoas e bens”.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo