Cimpor regista prejuízo de 19M? em 2013

A Cimpor teve um prejuízo de 19 milhões de euros em 2013, um resultado que atribui ao "impacto das diferenças cambiais desfavoráveis".

No seu comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo que integra agora a brasileira Intercement, refere também que atingiu vendas de 29,4 milhões de toneladas de cimento, o que representa um "recorde" e um crescimento de 19% face a 2012, "especialmente impulsionado pela actividade de "trading" e pelo bom desempenho dos novos activos do Brasil e Argentina".

A mesma fonte revela que o volume de negócios aumentou em 26% e que o EBITDA cresceu 46%, alcançando 692 milhões de euros – "mais um recorde histórico da Cimpor", acrescenta o comunicado.

O grupo destaca o aumento da eficiência e sinergias no Brasil que alavancaram "o contributo do crescimento de actividade local", enquanto que na Argentina a Cimpor bateu recorde de vendas, tendo ainda inaugurado nova moagem no Paraguai.

Outro elemento destacado consiste na entrada em operação de duas moagens em Moçambique e "maior agressividade de política comercial na África do Sul" que permitiu "melhorar a competitividade frente às importações". Por outro lado, os aumentos de receitos no Egipto "comepnsam parcialmente o incremento do custo dos combustíveis".

As exportações "mantêm-se como âncora do desempenho de Portugal, que voltou a assistir a uma retracção do mercado interno".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo