Lucros da EDP atingem 1.005M? em 2013

A EDP alcançou um lucro de 1.005 milhões de euros em 2013, o que traduz uma quebra de 0,7% face aos resultados líquidos de 1.012 milhões de euros registados no ano anterior.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a empresa liderada por António Mexia revela que o EBITDA também sofreu uma quebra ? de 0,3% – relativamente a 2012, tendo passado de 3.628 milhões de euros neste ano, para 3.617 milhões no encerramento do ano transacto.

O grupo explica que o EBITDA se manteve "estável" e que foi afectado "por diversas alterações regulatórias adversas nas actividades tradicionais eléctricas", pelo fim das licenças de CO2 gratuitas e pelo descomissionamento da cetral a fuel-óleo de Setúbal.

Por outro lado, este indicador foi suportado pelas subsidiárias internacionais. A EDP Brasil "beneficiou da recuperação de desvios tarifários na distribuição", enquanto que a EDP Renováveis beneficiou "do investimento em nova capacidade fora da Península Ibérica".

Em termos trimestrais, o quarto trimestre de 2013 trouxe à EDP um resultado líquido de 213 milhões de euros, o que representa uma quebra de 2% face ao mesmo período do ano anterior, quando foram registados 218 milhões. Por outro lado, traduz um crescimento de 12% relativamente ao terceiro trimestre do ano passado.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo