Concurso de ideias para o ARTA Cultural Center em Arnhem já tem finalistas

alt

Os norte-americanos Architecture Studio HH com SO-IL + ABT, os dinamarqueses BIG com os holandeses Allard Architecture, o japonês Kengo Kuma & Associates e o holandês NL Architects são os quatro finalistas a desenhar a nova sede do Museum Arnhem e do Focus Film Theatre, na orla da cidade de Arnhem, Países Baixos.

O Construir teve acesso à proposta desenhada pelo colectivo encabeçado pelos BIG, que propõe um projecto que junta os dois programas num volume simples de dois polos: o Focus Film Theatre voltado para a cidade e o Museum Arnhem voltado para o rio.

"Combinar uma instalação contemporânea de exposições com as salas de cinema em um edifício público vibrante é um desafio paradoxal”, refere o escritório dinamarquês na descrição do projecto.

“O ARTA junta dois arquétipos tradicionais da arquitectura – a Caixa Preta e o Cubo Branco, e cria um gradiente de condições espaciais adequado aos programas híbridos de arte e performance.”

“Uma simples torção no volume do edifício gera uma praça pública diagonal ligando a zona térrea à cobertura. Essa praça promove encontros entre os vários usuários do edifício ? esbatendo os limites entre arte, vida pública, educação e lazer. O edifício, simultaneamente orgânico e racional, transparente e sólido, único e flexível, extrovertido e introvertido, torna-se singular”.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo