WMarket Review 2013/2014 destaca crescente atractividade do mercado imobiliário nacional

alt

O estudo anual de research WMarket Review 2013/2014, elaborado pela Worx Real Estate Consultants acaba de ser lançado. A recuperação económica do país, tal como a crescente atractividade do mercado imobiliário nacional, são algumas das principais evoluções em análise neste estudo.

Relativamente ao mercado de escritórios, o estudo apurou que os valores de mercado registam uma tendência de subida na zona prime, dada a exclusividade da oferta nova que entrou no mercado nesta zona, pelo que no final de 2013 a renda prime atingiu os 18,50?/m2/mês.

O mercado do retalho, continua o seu percurso de ajustamento a um novo paradigma e a uma nova forma e capacidade de consumo, também reconhecidas por António Casanova, CEO da Unilever Jerónimo Martins, refere a Worx, responsável pelo estudo, em comunicado de imprensa. O comércio de rua continua muito dinâmico e em contraciclo com o mercado, mantendo-se muito atrativo sobretudo na Av. da Liberdade e Chiado que continuam a atrair um número significativo de insígnias

O ano de 2013 foi um ano bastante positivo para o turismo Português, o que se comprova pelos principais indicadores e pelo destaque que Portugal obteve ao ganhar diversos prémios de turismo internacional, tal como pela inauguração de 31 novas unidades, num total de 2.635 quartos, que representa um aumento de 41% e 55%, respectivamente quando comparado com o ano anterior, sublinha a mesma fonte.

A actividade de investimento em Portugal mostrou um grande dinamismo em 2013, quando comparado com a performance do mercado nos últimos anos, destaca o estudo. De acordo com o mesmo, o volume de investimento nacional em 2013 atingiu aproximadamente 417 M?, o que representa um acréscimo de cerca de 130%, quando comparado com o registado em 2012.

Para a mesma fonte, torna-se importante destacar que 2013 representa o retorno dos investidores institucionais internacionais a Portugal nomeadamente, a DEKA e a AFIAA, o que é um marco muito importante na confiança do mercado imobiliário nacional. Acresce ainda que, segundo João de Castro Simões, do Banco Espirito Santo, "o processo de concessão dos Golden Visa, trouxe uma inusitada animação ao mercado".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo