AIP promove 2ª Semana Empresarial Moçambique-Portugal

A AIP está a promover a 2ª Semana Empresarial Moçambique Portugal, evento no qual participal 44 empresas portuguesas que se encontram esta semana em Moçambique com o objectivo de investir na exportação dos seus produtos e serviços e potenciar novos negócios. À comitiva portuguesa juntam-se mais 22 empresas moçambicanas, turcas e italianas, que participarão de 26 de Fevereiro a 1 de Março nos salões Tektónica Moçambique e Intercasa Moçambique a decorrer em Maputo.

Os empresários portugueses participantes na 2ª Semana Empresarial Moçambique Portugal – uma iniciativa organizada pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, em conjunto com vários parceiros ? encontram-se em Pemba onde, após serem recebidos pelo Governo Provincial, participam num encontro empresarial com empresários e entidades oficiais de Cabo Delgado abordando os desafios e potencialidades da construção, turismo, energia e infraestruturas. Na visita a Pemba os empresários lusos serão levados a conhecer também alguns dos mais emblemáticos projectos da província.

A partir de dia 26 a comitiva empresarial portuguesa rumará a Maputo a fim de integrar a 2ª edição da INTERCASA Moçambique e da 3ª edição da TEKTÓNICA Moçambique, patentes no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano até 1 de Março.

Os salões TEKTÓNICA Moçambique e a INTERCASA Moçambique, ambos de entrada livre, representam a maior mostra Moçambicana dos setores da Construção e Obras Públicas, Imobiliário, Energia, Ambiente, Arquitectura, Engenharia, Mobiliário e Decoração.

Com o objectivo de fortalecer as relações bilaterais Portugal Moçambique o programa da Semana Empresarial inclui ainda a realização da conferência ?Construção e do Imobiliário', a realizar-se no dia 26 de Fevereiro logo após a inauguração dos salões Tektónica e Intercasa Moçambique, que contará com a presença de mais de 200 empresários dos dois países.

No dia 27 terá lugar a Cerimónia de entrega da 2ª edição dos Prémios TEKTÓNICA Moçambique e INTERCASA Moçambique e do Prémio Cooperação Moçambique Portugal, que conta com o patrocinio da CGD e do BCI. Na organização desta 2ª Semana Empresarial Moçambique Portugal a Fundação AIP, através da AIP ? Feiras Congressos e Eventos, conta com o IPEX – Instituto de Promoção do Comercio Externo de Moçambique, Aicep, CTA ? Confederação das Associações Económicas de Moçambique, FME ? Federação Moçambicana de Empreiteiros, CE-CPLP ? Confederação Empresarial da CPLP, Gazeda – Gabinete de Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado, CIMLOP – Confederação da Construção e Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa, Ordem dos Engenheiros e Ordem dos Arquitectos (Portugal), CGD Caixa Geral de Depósitos e Banco BCI, como principais parceiros.

Moçambique em crescimento Moçambique é hoje apontado como um país com uma das economias mais interessantes a nível mundial para investir. Prevê-se que até 2015 seja uma das economias mais dinâmicas do mundo.

A produção global do país deverá registar um crescimento em 8,6% em 2013, segundo projecções do Governo baseadas no desempenho positivo previsto nos sectores de Construção, Transportes e Comunicações, Indústria, Comércio, Agricultura, Pesca e Financeiro. De acordo com as previsões, o sector de construção terá um crescimento de 5,6%, influenciado pelos investimentos em curso, com destaque para a recuperação e construção de infraestruturas. De entre os sectores com maiores oportunidades para as empresas portuguesas destacam-se a agricultura, energia, obras públicas e construção civil, metalomecânica, logística, formação profissional e educação, consultoria e as novas tecnologias de informação e comunicação.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo