Governo “reserva” mais 10M? para obras no Litoral

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, anunciou esta quarta-feira que o Governo vai alocar 10 milhões de euros adicionais ao investimento que está pensado para a costa portuguesa devido aos estragos provocados pelo mau tempo.

O governante explica que o levantamento completo dos estragos não está ainda feito mas que o Governo pretende lançar dentro de dias os concursos para “rapidamente repor areias, proteger pessoas e bens, reabilitar protecções aderentes e recuperar protecções dunares” para ter as intervenções concluídas “até à abertura da época balnear”.

Jorge Moreira da Silva frisou que os 10 milhões de euros adicionais para a qual o Governo “está procurar encontrar uma fonte de financiamento, seja nacional, seja de fundos comunitários”, se vai juntar aos 300 milhões de euros do Plano de Acção do Litoral (PAL) destinado a 303 intervenções em locais “vulneráveis” da costa, nalguns casos “previstas há décadas”.

“Algumas dessas matérias foram já alvo de adjudicação e de contrato nas últimas semanas. Espero que, até ao Verão, nos pontos mais vulneráveis, se possam encontrar soluções de protecção da orla costeira. É o caso de Ovar, Ílhavo, Figueira da Foz, Leiria e Costa da Caparica, que tem cerca de seis milhões de euros previstos neste plano”, afirmou aos jornalistas, à margem da Conferência “Gás Natural em Portugal”.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo