Câmara do Porto prepara requalificação da marginal entre Cantareira e Matosinhos

O vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Manuel Correia Fernandes (PS), anunciou esta terça-feira estar a ser preparada a requalificação da marginal da cidade, entre a Cantareira e Matosinhos, prevendo-se a conclusão do projecto “até Dezembro”.

“Neste momento, foi aberto um procedimento para a elaboração de um plano de estrutura que abarca toda a frente aquática, desde [a estátua de] S. Miguel O Anjo até à rotunda da Anémona. Esta zona vai ser toda revista em termos de praia e apoios de praia”, anunciou o socialista, no período antes da ordem do dia da reunião camarária pública.

Correia Fernandes apontou a conclusão do caderno de encargos “até Março” e a finalização do projecto “até Dezembro”, para depois começar “as obras para requalificar aquela zona”, resolvendo, nomeadamente, “os problemas que o mau tempo levanta”.

O anúncio da intervenção foi feito pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, a propósito de uma recomendação da CDU sobre a limpeza das praias pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), que acabaria aprovada por unanimidade.

“Estamos a tentar olhar com muita atenção para a segregação dos fluxos, para a forma como as bicicletas convivem nas avenidas [Brasil e Montevideu]. Queremos manter a avenida com passeios onde as famílias possam passear sem receio de serem atropeladas e manter as bicicletas”, descreveu.

Respondendo à sugestão do vereador do PSD, Amorim Pereira, de vedar a orla marítima ao trânsito, Moreira defendeu que “pedonalizar a avenida corria o risco de prejudicar o turismo”, já que aquela zona está neste momento integrada em vários circuitos turísticos.

Moreira admitiu a vontade de a Câmara ter “uma palavra a dizer” na gestão das praias e “nas concessões”, actualmente tuteladas pela APDL, mas frisou que “todas as competências que vierem para os municípios têm de ser acompanhadas de meios e de recursos”.

“A limpeza das praias nem sempre tem sido aquela que a Câmara e os munícipes desejam. Gostaríamos de ter uma palavra a dizer, não apenas na limpeza mas também na concessão”, observou.

Entretanto, o vereador da Protecção Civil, Manuel Sampaio Pimentel, revelou que a APDL tem projectada para a zona dos molhes do Douro uma “obra de grande alcance”, para realizar “a partir do fim do mês de Fevereiro”.

“Relativamente às areias e perigosidade entre os molhes, foi-nos dito que estava projectada uma obra de grande alcance entre os dois molhes. A areia tem funcionado como uma rampa de lançamento. A partir de final do mês Fevereiro, a APDL está preparada para uma obra mais de fundo para evitar que a areia venha cá para cima”, revelou o vereador.

Quanto à remoção dos entulhos resultantes do mau tempo deste inverno, nomeadamente da destruição de um bar na praia do Ourigo, tanto o presidente da Câmara como o vereador do Ambiente alertaram que a APDL apenas poderá começar os trabalhos assim que as condições meteorológicas o permitam.

“Estive na APDL com a Frente Atlântica e esse foi um dos assuntos para o qual chamei a atenção. As condições meteorológicas não têm sido favoráveis à remoção de entulhos”, afirmou Rui Moreira.

Apesar da garantia, a Câmara aprovou, por unanimidade, recomendar ao seu presidente que “tome as diligências necessárias junto à APDL para assegurar a limpeza da orla costeira da Foz do Douro, nomeadamente na zona do molhe da Foz do Douro e da Praia do Ourigo”.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo