Investimento industrial na região EMEA com valor mais elevado desde 2007

De acordo com o mais recente estudo da consultora imobiliária global CBRE, o mercado imobiliário industrial e logístico na Europa atraiu mais de 14 mil milhões de euros em investimento durante 2013, o nível mais elevado desde 2007, representando uma subida superior a 50%, face a 2012.

Segundo a consultora imobiliária, o capital continua a fluir para o imobiliário industrial e logístico, com volumes de investimento totais, a ultrapassar com alguma distância, o total anual dos últimos quatro anos. Em nota de imprensa enviada ao Construir, a CBRE refere que em 2013, o sector atraiu novas fontes de capital, com aumento da actividade de investimento por parte de investidores-promotores especializados, private-equity, de fundos soberanos na Ásia e Médio Oriente, e fundos de pensões internacionais da América do Norte. A consultora sublinha que o crescente interesse de investidores privados também é patente e deverá continuar em 2014.

No mesmo documento a CBRE explica que os mercados mais maduros como o Reino Unido, Alemanha e França continuam a dominar, sendo responsáveis por praticamente dois terços da actividade no sector durante o último ano. Em termos de crescimento, a consultora apurou que no último ano registaram-se subidas percentuais particularmente elevadas nos mercados do sul da Europa – Espanha e Itália – com a Europa Central e de Leste, a verificar também uma subida acentuada da actividade.

James Markby, director do Departamento de European Industrial & Logistics Investment, comenta: "a mudança no investimento relativamente ao sector industrial e logístico foi uma tendência chave de 2013, e nenhum outro sector registou um crescimento tão acentuado. Uma boa parte desse crescimento, realizou-se através de acordos de parcerias entre investidores-promotores especializados, de fundos soberanos e fundos de pensões internacionais. Isto demonstra a atractividade do sector para novas proveniências de capital. O crescente interesse de capitais privados também é patente e deverá continuar. Há algumas similaridades com as tendências nos Estados Unidos, onde os níveis de investimento também subiram no ano passado e as taxas máximas estão em trajectória descendente ? uma das razões para o aumento do interesse dos Estados Unidos no mercado Europeu. A tendência é forte e deverá manter-se em 2014. As vantagens de uma rendibilidade atractiva num período de lenta recuperação da procura e crescimento limitado das rendas, explica-o em parte, mas reflecte também uma maior aceitação da base racional do sector para uma multiplicidade de tipos de investidores. Com a recuperação económica a ganhar dinamismo e prevendo-se que a produção industrial melhore ainda mais, os níveis de procura registarão algum crescimento cíclico para reforçar o apoio ao cenário de investimento e os preços nas melhores localizações continuarão a dar resposta".

Segundo o estudo, este nível de actividade de investimento produziu expressivas e amplas variações de preços nas taxas de capitalização prime (yields prime) para os melhores activos. De acordo com a mesma fonte, no último trimestre de 2013, praticamente metade das localizações industriais abrangidas pelo levantamento trimestral da CBRE das yields baixaram. Analisando o ano em termos totais, as yields prime em alguns dos mercados core europeus reduziram 50 pontos base ou mais, com Londres e Dublin a figurarem entre os que registaram maiores variações.

Leonardo Peres, Consultor Sénior de Agência de Industrial e Logística da CBRE Portugal comenta: "a tendência verificada na Europa é claramente um sinal da resiliência deste segmento a ciclos económicos menos positivos. Este sector tem vindo a ganhar cada vez mais interesse por parte dos investidores, sendo uma clara alternativa aos segmentos de retalho e escritórios, que no actual contexto económico apresentam um maior risco associado. Assistimos claramente a um reposicionamento deste tipo de activos neste período de maior instabilidade económica, fruto da estabilidade e segurança contratual inerente às operações deste segmento, A operação que concluímos no final do semestre do ano de 2014 ? venda da plataforma logística da Chronopost ? é reflexo disto mesmo: imóvel recente, excelente inquilino, contrato longo prazo e rendibilidade interessante, são ingredientes que levam a que os investidores olhem cada vez mais para este segmento de forma mais efectiva. No entanto e apesar deste sector poder ser visto como um refúgio, acreditamos que os sinais evidentes duma tendência de crescimento económico, irão reforçar ainda mais o papel deste segmento na ordem de preferência dos investidores.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo