Worx Real Estate Consultants promove projecto de street art no Chiado

No próximo dia 3 de Fevereiro de 2014, quem andar por Lisboa vai poder assistir ao primeiro projecto artístico ARTworx, promovido pela consultora imobiliária Worx Real Estate – "a primeira intervenção artística em tela", a realizar no Edifício Leonel, na Rua do Carmos, no Chiado, Lisboa.

O projecto resulta de uma parceria entre a Worx, a Galeria de Arte Urbana (GAU) e os Design Chiado Flats e será dinamizado pelo arquitecto e street artist João Samina, que aceitou o desafio de utilizar uma tela especificamente colocada para esse fim, em vez de utilizar como base de trabalho a fachada de um edifício, como acontece na maioria das intervenções de arte urbana.

Segundo Pedro Rutkowski, C.E.O. da Consultora Imobiliária Worx, "estas telas usadas, até hoje, com fins meramente comerciais no sector imobiliário, têm potencial para serem exploradas como arte urbana, contribuindo para tornar a cidade num Museu a Céu Aberto. Esperamos que, esta intervenção, seja a primeira de muitas, que pretendemos dinamizar ao longo do ano, seguindo uma das mais actuais tendências artísticas urbanas".

Até dia 15 de Fevereiro, a obra "Santa Justa ao Carmo", irá estar exposta neste edifício integralmente recuperado após o incêndio do Chiado e cujo projecto é da autoria de Álvaro Siza Vieira. Para o efeito, na mesma altura o Design Chiado Flats abrirá as suas portas e janelas que oferecem uma vista frente para o Elevador de Santa Justa e, nos pisos superiores, uma vista desafogada para esta zona histórica da cidade.

Para os que não podem assistir ao vivo a esta intervenção urbana, no domínio www.artworx.pt poderão ter a oportunidade de seguir todo o processo artístico a ser desenvolvido, com o apoio do fotógrafo Telmo Miller e do realizador Miguel Rafael, da agência de webdesign Dimensão Global e da empresa de mudanças Citymover.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo