Ferrovia e portos dominam prioridades de investimento público

altInfra-estruturas ferroviárias e estruturas marítimo-portuárias dominam no conjunto de prioridades definidas no relatório final do grupo de trabalho para as infra-estruturas de elevado valor acrescentado, e que apontam para investimentos na ordem dos 5,1 mil milhões de euros até 2020.

O relatório a que o Construir teve acesso aponta para a necessidade de modernizar a Linha da Beira Baixa ou impulsionar o transporte de mercadorias através de Espanha depois da intervenção na ligação transfronteiriça, além da modernização das linhas do Norte, do Minho e do Oeste.

Entre os investimentos ao nível portuário, e que representam 30% do total proposto pelo grupo de trabalho está a Expansão do Terminal de Contentores de Sines, Ampliação do Terminal de Contentores Sul em Leixões ou um novo terminal de águas profundas em Lisboa.

O Grupo de Trabalho para as Infra-estruturas de Valor Acrescentado (GTIVA), presidido por José Eduardo Carvalho, foi criado em Agosto do ano passado por iniciativa do secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e definiu agora um total de 30 projectos prioritários até 2020.

in Construir

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