Cimpor pode ser multada em 169M? no Brasil

A Cimpor pode ser condenada ao pagamento de 169 milhões de euros de multa, como resultado de um processo de tribunal que investiga "supostas condutas alusivas à prática de infracções à ordem económica nos mercados do cimento e betão pronto no Brasil por diversas empresas do sector".

Em comunicado enviado à CMVM, a cimenteira explica que quatro dos cinco conselheiros do Conselho Administrativo de Defesa Económica (CADE) votaram favoravelmente a "condenação de um conjunto de empresas no Brasil hoje sob a esfera da Cimpor ao pagamento de uma multa e à alienação de activos correspondentes a 25% da sua capacidade de produção instalada no Brasil".

Segundo a mesma fonte, o valor da multa contempla a multa imputada à Camargo Corrêa Cimentos, actualmente InterCement Brasil, "integrada no portfólio da Cimpor desde Dezembro de 2012", no valor de 76 milhões de euros, e a multa imputada à Cimpor Brasil, que já se encontra incorporada na InterCement, avaliada em 93 milhões de euros.

O comunicado informa também que o voto do quinto membro do CADE deverá ocorrer a 5 de Fevereiro e que, até lá, "não pode ser excluída a hipótese de alteração do sentido de voto dos demais conselheiros". Através da mesma fonte, a Cimpor afirma ter "a firme convicção de que nenhuma infracção foi praticada", pelo que as sociedades referidas irão recorrer da decisão de eventual imputação de multa.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo