Compra e venda de casas deverá manter crescimento durante três meses

Segundo os dados Portuguese Housing Market Survey (PHMS) de Dezembro de 2013, prevê-se que a actividade de compra e venda de casas em Portugal continue a subir nos próximos três meses.

De acordo com este inquérito produzido mensalmente pela Confidencial Imobiliário (Ci) e a Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), em termos regionais, Lisboa foi "a única região onde se assistiu a um aumento de compra e venda de casas, mantendo-se estável no Porto e apresentando um ligeiro decréscimo no Algarve".

"O índice nacional de confiança manteve-se positivo pelo segundo mês consecutivo, situando-se agora em +6 pontos", afirmam o RICS e a Ci em comunicado de imprensa, onde destacam que este é "o melhor resultado desde que o inquérito foi lançado em 2010 e apenas a terceira vez em que este indicador registou uma leitura positiva".

Já os preços continua, a contrair, "embora ao ritmo mais lento da história do inquérito, projectando-se que se verifiquem novas quedas nos próximos três meses". As rendas também continuam a cair, tendência que, segundo o estudo, deverá manter-se a curto-prazo, "uma vez que as expectativas apontam para um decréscimo nos próximos três meses".

"Os comentários dos agentes imobiliários que participam no inquérito reflectem algumas expectativas positivas, conduzidas pela melhoria do ambiente económico", afirmou Ricardo Guimarães. Contudo, o director da Ci explica que os agentes "apresentam também alguma preocupação que resulta especialmente da permanência das fortes restrições ao crédito impostas pelas instituições financeiras".

Já Josh Miller acrescentou que "os resltados do inquérito de Dezembro voltam a destacar a melhoria gradual observada no mercad de compra e venda, em particular no que respeita aos níveis de actividade". O economista sénior do RICS explicou que isto "vai de encontro às recentes notícias económicas mais encorajadoras, porém, há ainda um longo caminho a percorrer para que estas tendências se possam considerar realmente sustentáveis".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo