85% dos profissionais de engenharia considera mudar de emprego

O Guia do Mercado Laboral 2014, da Hays, concluiu que 85% dos profissionais de engenharia consideram mudar de emprego este ano.

Segundo o comunicado de imprensa do grupo especializado em recursos humanos, a mudança poderá passar pelo estrangeiro, uma vez que 83% dos inquiridos afirmou já ter disponibilidade para deixar o país.

O guia destaca ainda que 58% das empresas de todas as áreas consideram contratar mais colaboradores este ano, o valor mais alto desde 2009. Dentro da área da engenharia, os perfis mais procurados estão "sobretudo ligados à eficiência e à qualidade dos processos industriais".

Segundo a Hays, o guia concluiu ainda que, no mercado laboral da área da engenharia, 51% dos profissionais não negociaram o seu pacote salarial actual, enquanto que 27% foram aumentados e 7% promovidos durante o ano transacto. Por outro lado, 70% recomendariam o seu empregador natural. O seguro de saúde é o benefício mais desejado ? 76% – seguido de formação ? 68% – e automóvel da empresa ? 58%.

"A atracção e retenção de talento será o grande desafio das empresas em 2014. Portugal não está a conseguir competir com as condições oferecidas por outros países", afirmou Paula Baptista. Porém, segundo a managing director da Hays Portugal, "71% dos profissionais no estrangeiro pretendem regressar".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo