Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal forma técnicos timorenses

Vinte e dois funcionários da área de técnica de laboratório do Ministério das Obras Públicas (MOP) e três funcionários da OIT (Organização Internacional do Trabalho) participam numa acção de formação na área de laboratório, durante 10 dias (de 13 a 24 de Janeiro), na Direcção Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (DNPD), em Colmera, Díli. A actividade conta com formadores do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil).

O Director Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, Saturnino Gomes B. Caldas, informou que os 25 formandos são técnicos de laboratório, sendo quatro deles técnicos da Direcção Nacional das Estradas, Ponte e Controlo de Cheias, dois da Direcção Nacional de Edificação, 16 da Direcção Nacional da Pesquisa e Desenvolvimento, e três são funcionários da OIT. "Estou grato pelo LNEC ter tido a iniciativa de elevar o conhecimento dos funcionários na área de laboratório. Esperamos que tenha um resultado positivo apesar das dificuldades em relação à língua", disse Saturnino Caldas. Para ajudar a superar estas dificuldades, o Ministério das Obras Públicas garantiu a existência de um tradutor durante toda a formação.

O representante do Embaixador de Portugal, Luís Cunha, disse ter esperança de que esta acção de formação possa fortalecer a relação entre ambos os países. "Espero que beneficie ambas as partes, tanto os formandos como a dos formadores", acrecentou Luís Cunha.

O programa de formação conta com o patrocínio do LNEC, e com o apoio da Road Four Development (R4D) e da OIT.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo