Câmara de Mora consegue financiamento para recuperar antiga estação da CP

alt

A Câmara Municipal de Mora anunciou que conseguiu finalizar o plano financeiro que viabiliza a recuperação da antiga estação de caminho-de-ferro, um projecto de arquitectura da CVDB Arquitectos Associados.

A obra tem um investimento estimado de 2,5 milhões e é financiada a 85% por fundos comunitários estando a comparticipação nacional a cargo da autarquia.

O projecto prevê a instalação de varias valências nomeadamente a biblioteca e o espaço Internet, uma área para exposições temporárias, o Arquivo Municipal e a Biblioteca, actualmente presentes na Casa da Cultura local. No entanto a maior fatia do investimento (cerca de 80%) é num núcleo museológico dedicado ao megalitismo do concelho, explica a autarquia em comunicado de imprensa.

Segundo a mesma fonte o projecto assinado pelo colectivo CVDB é um projeto inovador, que privilegia a interactividade entre o visitante e todo o meio envolvente. O mesmo irá potenciar a oferta turística do concelho contribuindo de forma significativa para complementar a oferta gerada pelo Fluviário.

Para a edilidade, a aposta visa fomentar o crescimento cultural da população que serve; captar novos visitantes e motivar o seu regresso; promover o desenvolvimento do concelho de Mora; divulgar o passado de Mora e projectar o seu futuro, nas suas várias dimensões; e requalificar os edifícios da antiga Estação de Mora, devolvendo-os às pessoas que outrora serviram, e valorize uma estrutura urbana pouco qualificada.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo