Assunção Esteves congratula Secil por entregar prémio a reabilitação de uma escola

alt

A Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, entregou na passada segunda-feira, 9 de Dezembro, o Prémio Secil Arquitectura 2012 a José Neves, pelo projecto de requalificação e ampliação da Escola Francisco de Arruda, em Lisboa.

"Hoje celebramos o Prémio Secil Arquitectura, o primeiro entre os nossos prémios de arquitectura. Para o melhor e o mais belo do que fazem os arquitectos portugueses que privilegiaram o cimento como material de construção. Basta olhar os projectos vencedores desde 1992, a virtude artística a percorrer as obras e os autores", disse a Presidente da Assembleia.

Assunção Esteves continuou o seu discurso referindo que "em boa hora o Prémio Secil deste ano foi atribuído à reabilitação de uma escola. A escola é o lugar da polis, o seu centro de gravitação essencial. Ela gera o sentimento de pertença à comunidade, a aprendizagem do outro durante a formação e gera o encontro de culturas. A escola é o lugar em que se dá o lançamento do indivíduo para o espaço do mundo, movimento que tão bem evidenciaram Platão e Rousseau."

José Neves agradeceu "a generosidade e o ânimo que a Secil demonstra nestes tempos ao persistir em promover, com a Ordem dos Arquitectos, este Prémio tão importante para a arquitectura em Portugal. Faço-o não só por mim, mas por todos os arquitectos para quem no meio de todas as adversidades a existência do Prémio Secil é um estímulo que ajuda muito a querer continuar."

O vencedor aproveitou ainda a oportunidade para enumerar todas as pessoas que fizeram parte deste projecto e a quem ligou depois de saber que tinha ganho o Prémio Secil. Porque, como o próprio disse, "a obra da Escola Francisco de Arruda não seria com certeza a mesma se tivesse sido feita com outras pessoas, outros colaboradores, outros clientes e outros construtores."

Para além da Presidente da Assembleia da República, o Teatro Nacional D. Maria II recebeu convidados como o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que subiu ao palco para entregar o Prémio Secil Universidades Arquitectura, e o Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, Fernando Santo, que entregou o Prémio Secil Universidades de Engenharia Civil. Também marcaram presença nesta celebração outras entidades oficiais, bem como clientes da Secil de todo o país.

Os Prémios Secil Universidades distinguiram alunos de arquitectura e engenharia civil da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, da Universidade Autónoma de Lisboa, da Escola Universitária das Artes de Coimbra, da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto e do Instituto Superior Técnico.

O Presidente do Conselho de Administração da Secil, Pedro Queiroz Pereira, deu início aos discursos da tarde começando por referir a importância da responsabilidade social das empresas, mesmo nos tempos que correm. "A perseverança é um factor imperativo nestes tempos. O Prémio Secil caracteriza-se igualmente pela sua perseverança. [...] a Secil entende dever manter a realização desta iniciativa como testemunho da sua inabalável confiança em Portugal e naquilo que os melhores profissionais portugueses são capazes de fazer, por mais adversas que sejam as circunstâncias", disse o Presidente da Secil.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo