FUNDEC promove “Estruturas de aço: plasticidade, estabilidade, fadiga e ligações soldadas”

António Reis será o coordenador do curso "Estruturas de aço: plasticidade, estabilidade, fadiga e ligações soldadas", que decorrerá entre 22 e 24 de Janeiro, promovido pela FUNDEC.

Esta acção de formação terá lugar nas instalações do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e destina-se a "engenheiros ligados ao projecto, construção e inspecção de estruturas metálicas", segundo o comunicado da FUNDEC.

A mesma fonte explica que "a entrada em vigor das novas normas portuguesas NPEN1993-1-1, 1-2, 1-5, 1-9 e 1-10, relativas ao projecto e construção de estruturas de aço integram um conjutno de regras relativas ao dimensionamento elastoplástico com uma diversidade de aplicações no domínio das estruturas de edifícios, das pontes e das estruturas especiais".

Todavia, o dimensionamento plástico permitido pelo eurocódigo de estruturas de aço está "limitado pelos problemas de estabilidade local ou global e pelos problemas de fadiga", sendo objectivo do curso discutir "eesse tipo de limitações com base em exemplos de aplicação".

Neste âmbito, serão abordados os problemas específicos do projecto e execução de ligações soldadas, e o seu dimensionamento com base em modelos de elementos finitos e em particular da fadiga neste tipo de ligações".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo