Investimento de 235M? marca a retoma do mercado de investimento imobiliário

O mais recente Market Pulse Portugal, referente ao terceiro trimestre deste ano, conclui que 2013 está a ser marcado "pela retoma do mercado de investimento imobiliário" que, nos primeiros nove meses do ano totalizou 235 milhões de euros.

Segundo a Jones Lang LaSalle (JLL), autora do estudo, este volume, "ainda que distante dos volumes alcançados em anos de performance mais forte, marca uma importante recuperação face a 2012, em que o total da actividade de investimento em Portugal se cifrou em 125 milhões de euros".

Pedro Lancastre considera que este resultado tem, na sua base, "o crescente interesse dos investidores no imobiliário português, especialmente os internacionais, muito devido à recuperação da economia europeia, em geral".

Segundo o director-geral da JLL Portugal, "os investidores que tradicionalmente investiam em Portugal, como era o caso dos fundos alemães, estão, aos poucos, a gregressar ao nosso mercado, além de mercados de outras origens que estão a ganhar força, como a China". Neste caso, destaca-se o Golden Visa, que tem despertado "o interesse não apenas de investidores privados, mas também de investidores institucionais e promotores imobiliários".

Por outro lado, o responsável da consultora explica que "o ajustamento em baixa dos preços do imobiliário nacional também ajudou ao crescimento da actividade de investimento". "Contudo, parece-nos que os preços dos imóveis para investimento atingiram já um patamar mínimo e alguns estão já com tendência de valorização", concluiu.

No seu comunicado de imprensa, a JLL refere que durante o terceiro trimestre de 2013 foram investidos 73 milhões de euros, num total de sete transacções, entre as quais se destacam as operações dos edifícios de escritórios Báltico e Zenith, "ambos a confirmar as tendências chave do mercado".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo