Mercado de habitação só recuperará em 2014, apesar da estabilização

Apesar de ter continuado a mostrar sinais de estabilização das suas condições em Outubro, o mercado de compra e venda de habitação só deverá recuperar em 2014.

Esta é a conclusão do estudo Portuguese Housing Market Survey (PHMS), produzido pelo Royal Institute of Chartered Surveyors (RICS) e a Confidencial Imobiliário (Ci), que destaca "sinais animadores nos vários indicadores analisados" e o facto de a presente dinâmica de mercado parecer "mostrar-se bem menos negativa que a alguma vez observada ao longo dos três anos de realização deste inquérito".

Segundo Josh Miller, economista sénior do RICS, "apesar de os resultados do inquérito de Outubro voltarem a transmitir uma mensagem de estabilização no mercado de compra e venda, e os recentes dados económicos continuarem a mostrar-se encorajadores, será preciso esperar até 2014 para se poder falar de uma recuperação do mercado imobiliário residencial".

Por sua vez, o director da Ci acrescentou que, "por um lado, o sentimento de mercado está a melhorar, reflectindo um potencial aumento da procura e também uma resposta ao melhor cenário macroeconómico". Contudo, Ricardo Guimarães salientou que "os potenciais compradores estão ainda preocupados com riscos relacionados com os preços e continuam à espera de bons negócios".

No seu comunicado de imprensa, a Ci e o RICS afirmam que o mais recente estudo revela que, no mercado de compra e venda, a série relativa a atransacções acordadas manteve-se, "enquanto os dados referentes a nvoas instruções de compra se mostraram positivos pelo terceiro mês consecutivo".

Por seu turno, o índice nacional de confiança, "medida composta baseada nos preços e expectativas relativas a vendas", apresentou uma queda ainda maior em Outubro (-9), relativamente à performance observada em Setembro (-3).

A Ci e o RICS explicam que, apesar da queda contínua dos preços das casas, "o saldo de respostas referente a preços indica que o ritmo melhorou bastante face ao final do ano passado". "Paralelamente, as expectativas relativas a vendas para o próximo trimestre continuam positivas", acrescenta o comunicado.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo