CBRE adquire Norland por 300 M?

A CBRE anunciou que celebrou um acordo definitivo para a aquisição da Norland Managed Services por cerca de 300 milhões de euros.

No seu comunicado de imprensa, a consultora imobiliária explica que a Norland é uma empresa de prestação de serviços de engenharia técnica em edifícios comerciais do Reino Unido e Irlanda e que a verba envolvida no negócio é acrescida de até cerca de 60 milhões de euros "em contrapartidas contingentes deferidas, pagamento de excesso de fundo de maneio e outros itens relacionados".

A CBRE afirma que esta aquisição acrescentará "competências de liderança de mercado" à consultora na execução autónoma de serviços de engenharia técnica em edifícios, nos seus negócios de Global Corporate Services (GCSO) no Reino Unido e Europa, "proporcionando à sua carteira de clientes, na região, serviços de outsourcing totalmente integrados".

Segundo a consultora, a Norland, tem uma "crescente lista de clientes nos Estaods Unidos e em Singapura", além dos mercados do Reino Unido e Irlanda, sendo "particularmente reconhecida pelo seu conhecimento especializado em ambientes críticos, como centros de dados e trading floors". Tem actualmente cerca de 4 mil coalboradores, em 14 escritórios, e uma carteira de mais de 300 clientes.

"A Norland é um forte complemento para a nossa plataforma global. Teremos a capacidade de executar, com autonomia, serviços de engenharia técnica em edifícios na Europa, tal como já o fazemos para mais de cerca de 79 milhões de metros quadrados de imóveis de clientes na América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico", afirmou Bill Concannon.

Segundo o director-geral do departamento de GCS da CBRE, esta transacção "reforçará significativamente" a oferta de serviços da consultora, "permitindo a prestação de um conjunto de serviços de outsourcing integrados", aprofundando também a relação da empresa com os ocupantes globais e multinacionais".

Já Mike Strong, director-geral da CBRE para a região EMEA, explicou que a Norland desenvolve, "de forma significativa", a oferta de "corporate outsourcing" do grupo na Europa. "A equipa da Norland construiu uma reputação excepcional na gestão dos elementos de engenharia técnica de portfólios de edifícios de ocupantes e investidores", acrescnetou, referindo que a combinação dos conhecimentos especializados das duas empresas, "que são complementares", poderá proporcionar aos clientes "o acesso a um ingualável, "best-in-class", conjunto de serviços imobiliários totalmente integrados".

"As nossas empresas articulam-se muito bem, a nível cultural e oepracional", afirmou Ian Entwisle. O director-geral da Norland declarou também que ambas as empresas se conhecem bem e estão "fortemente focadas na prestação de um serviço de excelência ao cliente e na criação de valor".

"Ao combinarmos os nossos conhecimentos especializados em engenharia técnica de edifícios, com a vasta oferta de serviços e alcance global da CBRE, antevemos oportunidades significativas para expandir a nossa carteira de clientes e acelerar o nosso crescimento", explicou Entwisle, acrescentando que trazer os serviços da Norland para a carteira de clientes da CBRE na Europa continental constitui "uma grande oportunidade a curto prazo".

No seu comunicado de imprensa, a CBRE revela que a Norland registou receitas à volta dos 461 milhões de euros no ano fiscal terminado a 5 de Abril de 2013. "As receitas cresceram a uma taxa na ordem dos dois dígitos todos os anos, ao longo dos últimos dez anos, com um crescimento das receitas e do lucro durante este período, que ultrapassou uma taxa anual composta de 20%", explica a CBRE.

A consultora prevê que a transacção acrescente, de imediato, "valor moderado aos seus lucros e espera financiar a aquisição com dinheir em caixa e recurso a financiamentos ao abrigo do seu instrumento de crédito rotativo". A aquisição deverá ser concluída até ao final deste ano, estando sujeita à aprovação da Comissão Europeia.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo