Casa Ronald McDonald no Porto construída pela Ramos Catarino
A Ramos Catarino, recentemente distinguida nas áreas da reabilitação e internacionalização nos prémios Construir, depois de ter construído, em 2008, a primeira Casa Ronald McDonald em Portugal, localizada em Lisboa, é novamente a entidade responsável pela edificação da segunda Casa Ronald McDonald, esta situada no Porto. O projecto, à semelhança da primeira obra, é da responsabilidade do Gabinete Serralvarez Arquitectos. Foi executado em apenas 5 meses e inaugurado no dia 20 de Novembro. A construção desta segunda Casa Ronald McDonald em Portugal é uma parceria entre a Fundação Infantil Ronald McDonald com o Centro Hospitalar São João (apoios em espécie e cedência de património). O local disponibilizado para a Casa Ronald McDonald situa-se dentro do perímetro do referido Hospital, em área verde perto da nova ala da unidade de Pediatria. Esta nova "casa longe de casa" destina-se a albergar os familiares das crianças que se deslocam ao Centro Hospitalar São João para receberem tratamento. O edifício tem uma área de 850 m2, estando preparada para receber gratuitamente 12 famílias em simultâneo.
Tal como a Casa Ronald McDonald de Lisboa, a Casa Ronald McDonald do Porto foi construída com a força de uma convicção: o melhor para a recuperação das crianças com doenças graves e prolongadas é o acompanhamento dos pais e familiares próximos durante os tratamentos hospitalares.
 
A primeira destas casas foi criada há 30 anos, existindo actualmente mais de 270 Casas Ronald McDonald construídas perto de Hospitais Pediátricos em mais de 30 países, contando com a dedicação de cerca de 30.000 voluntários.
in Engenharia e Construção

Ver original


Parcerias

Arquivo