Martifer Solar conclui projecto fotovoltaico com parceiro coreano em Portugal

A Martifer Solar anunciou a conclusão de um projecto "de grande escala" fotovoltaico de 17,8 MW em Portugal, em parceria com a Hanwha Q Cells Korea.

Localizado nas regiões de Setúbal, Lisboa e Évora, este cluster é o culminar de um investimento coreano e produzirá energia suficiente para abastecer "mais de 24.800 habitantes", permitindo evitar a emissão de 19.300 toneladas de gases de efeito de estufa por ano, segundo o comunicado da subsidiária da Martifer.

Através da mesma fonte, a empresa de Oliveira de Frades explica que a Hanwha Q Cells Korea é também investidor neste projecto, em conjunto com os fundos de investimento geridos pelo Shinhan BNP Paribas Asset Management.

O cluster é constituído por seis parques fotovoltaicos, cujo desenvolvimento, construção e ligação à rede esteve a cargo do consórcio composto pela Martifer e pela Hanwha, que estará ainda responsável pelo serviço de operação e manutenção.

Cada um destes parques tem uma capacidade instalada entre 2,2 e 6,7 Mwp e foi construído com mais de 74 mil módulos Hanwha SolarOne, instalados em estruturas em solo.

"Dentro da estratégia de nos tornarmos um player de topo na área da energia solar fotovoltaica, Portugal foi um país atractivo ao investimento, devido à sua enorme exposição solar", afirmou Jiho Shin, chief operation officer (COO) da Hanwha Q Cells Korea.

O responsável coreano referiu ainda que, "apesar do ambiente financeiro ser pouco atractivo", a empresa asiática explorou "ao máximo a abundância de recursos naturais no país", tendo tornado "sucessivamente os riscos em oportunidades lucrativas". "A Martifer Solar foi e será um parceiro valioso e de confiança, que nos ajudou a concretizar estas oportunidades", concluiu Shin.

"Hoje fortalecemos o nosso compromisso com Portugal", declarou Henrique Rodrigues, acrescentando que a conclusão de um projecto destas dimensões "apenas foi possível graças à cooperação que construímos com todas as entidades envolvidas".

"Estamos gratos à Hanwha, que confiou na nossa empresa para desenvolver este projecto. Este tipo de parcerias permitir-nos-á continuar com a nossa posição de liderança no sector fotovoltaico", explicou o director-geral da Martifer Solar.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo