Banco de Portugal considera que crédito às PME deverá ter critérios “ligeiramente menos” restritivos

Os critérios usados pelos bancos na aprovação de empréstimos a empresas podem ser "ligeiramente menos restritivos" para as PME e para os créditos de curto prazo no próximo trimestre, segundo um inquérito divulgado esta quarta-feira pelo Banco de Portugal.

"Para os próximos três meses, a expectativa é de que se verifique uma ligeira diminuição da restritividade, especialmente nos empréstimos ou linhas de crédito a pequenas e médias empresas (PME) e nos empréstimos de curto prazo e de que a restritividade de critérios se mantenha no caso dos empréstimos a particulares", lê-se no inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, citado pela Lusa.

Segundo o documento, no próximo trimestre, deverá verificar-se "um ligeiro aumento da procura de empréstimos", especialmente por parte das PME, e, no caso de particulares, especialmente dirigidos a consumo e outros fins.

Já a procura tanto de empréstimos para aquisição de habitação como para consumo e outros fins, deverá manter-se "sem alterações significativas", podendo, contudo, "ocorrer um ligeiro aumento".

De acordo com os resultados do inquérito, os critérios de concessão de crédito e as condições aplicadas aos empréstimos a empresas e a particulares permaneceram sem alterações significativas, continuando a verificar-se um aumento na diferenciação com base no spread (margem de lucro do banco) aplicado aos diferentes perfis de risco.

A procura global de empréstimos estabilizou, tendo, contudo, sido registado um aumento na procura de crédito de curto prazo e uma diminuição na procura de empréstimos de longo prazo.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo