Actividade imobiliária na Europa cresce 21% no terceiro trimestre

De acordo com os mais recentes dados da consultora imobiliária global CBRE, o mercado de investimento no imobiliário comercial europeu registou o mais forte terceiro trimestre desde 2007, com 35,5 mil milhões de euros em transacções, uma subida de 21% face ao terceiro trimestre (T3) de 2012.

O investimento imobiliário comercial nos mercados core da Europa Ocidental ? Reino Unido, Alemanha e França ? foi particularmente forte no terceiro trimestre de 2013. O investimento em imobiliário comercial do Reino Unido fixou-se no nível mais elevado desde o terceiro trimestre de 2007, com 14,1 mil milhões de euros de transacções concluídas no terceiro trimestre deste ano, uma subida de 19% face ao terceiro trimestre de 2012. A Alemanha, com 6,2 mil milhões no terceiro trimestre de 2013, registou uma subida de 21% face ao terceiro trimestre de 2012. França também registou o mais elevado nível de actividade de investimento no terceiro trimestre desde 2007, com 4,6 mil milhões de euros, um aumento de 39% face ao terceiro trimestre de 2012. Estes mercados também apresentaram ganhos subsequentes face ao segundo trimestre de 2013, com um aumento de 7% na actividade de investimento em toda a Europa, por comparação aos trimestres anteriores.

Os mercados mais afectados pela crise da zona euro – Irlanda, Itália, Portugal e Espanha – recuperaram francamente no primeiro semestre de 2013, mantendo esta tendência no terceiro trimestre. No sul da Europa (Espanha, Itália e Portugal) o investimento imobiliário comercial totalizou 2,2 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2013, uma subida de 145% face ao terceiro trimestre de 2012. A actividade de investimento na Irlanda aumentou 354% em relação ao mesmo período. Este desempenho mostra que os investidores oportunísticos estão a voltar à Europa e interessados em mercados em recuperação.

No terceiro trimestre de 2013, o investimento em imobiliário comercial na Europa Central e de Leste totalizou 2,3 mil milhões de euros, uma subida de 33% face ao período homólogo de 2012. A actividade na Europa Central e de Leste foi liderada pelos mercados core da Rússia, Polónia e República Checa.

Ambos os sectores core e oportunísticos do mercado imobiliário comercial europeu estão favoráveis aos investidores. Na Alemanha, França e Reino Unido continua a haver uma grande quantidade de investidores avessos ao risco concentrados em mercados core e activos prime. Contudo, o número (e a capacidade de investimento) de investidores oportunísticos está a aumentar, o que gera maior investimento nos países que foram mais severamente atingidos pela crise do euro. Em contrapartida, os mercados em países que não se enquadram em nenhumas destas categorias, tais como os países nórdicos e, em certa medida, o Benelux, não registam o mesmo crescimento em termos de actividade, que os países em cada um dos extremos da escala de risco.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo