Chiado tem as rendas mais caras de Lisboa

A zona do Chiado, em Lisboa, apresentou, no primeiro trimestre deste ano, as rendas habitacionais contratadas mais elevadas do concelho de Lisboa, com uma renda média de 10,6 euros por metro quadrado.

Esta é a conclusão dos dados da Confidencial Imobiliário (Ci), no âmbito do Sistema de Informação Residencial (SIR) referentes à Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), segundo os quais, a média concelhia neste trimestre para as rendas contratadas ascendia a 8,2 euros por metro quadrado.

No seu comunicado de imprensa, a Ci expica que as zonas da Baixa e Santa Isabel têm as rendas mais caras a seguir ao Chiado, com médias de 9,8 euros e 9,5 euros, respectivamente. Contudo, a Ci frisa que as zonas "mais significativas em termos de volume de contratos de arrendamento realizados no concelho de Lisboa foram as zonas do Castelo, Avenida de Roma e Lumiar, que apresentavam as rendas contratads mais reduzidas, de 8,2 por metro quadrado, nos dois primeiros casos, e 7,5 euros por metro quadrado no último".

Segundo a Ci, estas zonas concentraram, cada uma, 9% dos contratos de arrendamento habitacional concluídos no concelho pelas empresass que integram o SIR, entre o segundo trimestre de 2012 e o primeiro trimestre de 2013.

De acordo com a mesma fonte, o concelho de Lisboa concentrou 37% dos 6.293 contratos de arrendamento realizados pelo conjunto de empresas que integra o SIR para a AM Lisboa, entre o segundo trimestre do ano passado e o primeiro trimestre deste ano.

No primeiro trimestre de 2013, o tempo médio para arrendar uma casa no concelho de Lisboa era de quatro meses, mais um mês do que demorava no segundo trimestre de 2012. O tempo médio de absorção "superou a média concelhia, alcançando os cinco meses, na Ajuda, Marquês e Baixa".

No sentido inverso, a absorção apresentou-se menos demorada ? três meses ? nas zonas Oriental, da Ameixoeira-Charneca, Castelo, Benfica-Carnide, Lumiar e Avenida 5 de Outubro.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo