Câmara de Comércio Portugal-Moçambique diz que crise não vai afectar os negócios

O presidente da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique considerou esta terça-feira à Lusa que a escalada de violência que se vive no país “não terá influência nos negócios” e mostrou-se convicto de que a situação “vai resolver-se rapidamente”.

“Para já, [a situação] não terá influência nenhuma [nos negócios], mas era bom que se esclarecesse rapidamente para que a estabilidade política permita que a actividade económica não saia prejudicada”, disse à Lusa o presidente da CCPM, João Navega.

Não querendo pronunciar-se sobre os acontecimentos do ponto de vista político, o empresário mostrou-se convicto de que a crise “vai resolver-se rapidamente”.

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição em Moçambique, denunciou o acordo de paz que assinou em 1992 com o Governo de Maputo, após a base do seu líder, Afonso Dhlakama, ter sido atacada e tomada pelo exército na segunda-feira.

“A atitude irresponsável do comandante em chefe das Forças Armadas pôs termo ao acordo de paz de Roma”, disse então o porta-voz da (Renamo), Fernando Mazanga, referindo-se ao Presidente da República, Armando Guebuza.

Mazanga falava na tarde de segunda-feira, em Maputo, numa conferência de imprensa, na qual confirmou que o exército moçambicano “fustigou e tomou” a residência de Afonso Dhlakama, no centro do país, obrigando-o a abandonar a casa para um local não revelado, onde “está de boa saúde”.

“O objectivo da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) e do seu Presidente, Armando Guebuza, é assassinar o Presidente Afonso Dhlakama, para subjugarem a vontade dos moçambicanos, pois ele jamais permitiria que os moçambicanos fiquem acorrentados na ideologia de partido único”, acusou Fernando Mazanga.

Apelando para a calma dos moçambicanos, o porta-voz da Renamo declarou que o líder do movimento ainda não “ordenou” a resposta das suas forças à alegada incursão do exército, tendo “autorizado” apenas a retirada da população que vive perto da residência.

Pouco tempo depois, o Governo de Moçambique confirmou o ataque naquela base.

Em declarações aos jornalistas, o director nacional de Política de Defesa no Ministério da Defesa de Moçambique, Cristóvão Chume, disse que as forças governamentais posicionadas na zona de Sandjudjira “foram atacadas pelos guerrilheiros da Renamo”, pelo que houve uma resposta.

O Governo português disse na segunda-feira que acompanha com preocupação a situação em Moçambique, nomeadamente na Gorongosa, e lamentou a perda de vidas humanas, segundo uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em nota à imprensa, o ministério “faz votos” para que se regresse rapidamente a um quadro de normalidade e que Moçambique “prossiga no caminho do desenvolvimento económico e do progresso social”.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo