Argentina e Itália querem acelerar acordo económico entre União Europeia e Mercosul

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o da Itália, Sergio Mattarella, que realiza uma visita a Buenos Aires, defenderam esta segunda-feira (8) o fim das negociações para alcançar um acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul (Mercado Comum do Sul), de acordo com a agência EFE.

Durante a recepção a Mattarella na Casa Rosada, sede da presidência argentina, Macri destacou que tanto a Argentina como o bloco que forma com Brasil, Paraguai e Uruguai (com a Venezuela suspensa) têm a determinação de acelerar “as conversas com a UE”.

“Acreditamos que a integração entre ambos os blocos seria uma oportunidade maravilhosa de criação de empregos, de oportunidades para reduzir a pobreza e gerar progresso partilhado para todos”, disse o governante sul americano.

Por sua vez, Mattarella destacou que a negociação Mercolul-UE é “muito importante” porque envolve um mercado de 700 milhões de pessoas. Segundo o presidente italiano, a obtenção de um acordo “é um objetivo muito importante para nossos países, para as comunidades das quais fazemos parte e também para o equilíbrio da comunidade internacional”, apontou.

“Seguramente [o acordo] vai ser alcançado e a Itália oferece todo seu esforço neste sentido. Será outro sinal da importância da abertura comercial que é do interesse de todos os países na comunidade internacional”, considerou o líder italiano.

O acordo UE-Mercosul está em negociação desde 1999, mas nos últimos anos ganhou um novo impulso.

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo