EDP reforça investimento em luzes LED para reduzir o consumo de energia

A empresa de distribuição de energia EDP assinou esta segunda-feira com a Câmara Municipal de Valongo um contrato de venda de tecnologia LED para iluminação pública. O acordo de seis milhões de euros tem como finalidade garantir uma redução em mais de 60% do consumo de energia e uma poupança de 34% nos gastos da autarquia com iluminação.

Em comunicado, a EDP avança que no total serão substituídas cerca de 16 mil luminárias por tecnologia LED que vai permitir “diminuir os custos de manutenção, assegurar uma longa vida útil, reduzir as emissões de CO2 e minimizar os desperdícios de luz” e claro reduzir significativamente a fatura energética.

Estima-se que a poupança ronde os 4,2 milhões de kWh/ano, o que, de acordo com a empresa, equivale a perto de 600 mil euros anuais. A EDP indica que “este conceito vai permitir que o Município pague o investimento com as próprias poupanças”, sendo que a execução do contrato se estende por 16 anos.

O contrato firmado entre a EDP Comercial e autarquia de Valongo, que tem incidência em zonas urbanas e rurais, assenta ainda na revitalização local no período noturno. “Ao reduzir a necessidade de manutenção, esta tecnologia causará igualmente menor perturbação rodoviária”, defende a empresa, em comunicado.

“Vamos voltar a iluminar todas as ruas do concelho e dar resposta a um dos maiores anseios da população, aumentando o sentimento de segurança na via pública, com uma solução inovadora, económica e mais amiga do ambiente”, afirma o presidente da autarquia, José Manuel Pereira Ribeiro. “São estes projetos que nos dão esperança e força para prosseguir a nossa aposta na melhoria da qualidade de vida dos quase 100.000 habitantes que vivem nas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e nas vilas de Campo e Sobrado”.

“Trata-se de mais um passo na consolidação do estatuto da empresa enquanto fornecedora integrada de energia e serviços de eficiência energética”, acrescenta António Coutinho, administrador da EDP Comercial.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo