Acorda-o, diz-lhe ‘bom dia’ e o quanto gosta de si: Este é o avatar da moda no Japão

Precisa de uma assistente pessoal ou de alguém que lhe faça companhia 24 horas por dia? Então vai certamente gostar de saber que a Vinclu Inc. lançou um avatar com o objetivo de tornar os seus dias menos aborrecidos. O holograma trata-se de Hikari Azuma, uma boneca que vive dentro de um cilindro de vidro do tamanho de uma cafeteira chamado Gatebox e que lhe vai “tocar o coração”.

Hikari Azuma é capaz de manter uma conversa básica, acordá-lo de manhã, acender as luzes e enviar-lhe mensagens quando está fora de casa. A empresa pretende ainda que no futuro possa escolher qual o tipo de avatar que prefere: o seu personagem de desenhos animados preferido ou o seu herói desportivo.

“O meu objetivo é criar um mundo onde as pessoas possam compartilhar as vidas diárias com os seus personagens de ficção favoritos”, explica Minori Takechi, fundador da Vinclu Inc. e criador da Hikari Azuma. “Vivemos numa época em que os robôs começam a entrar nas nossas casas, mas aquilo que se vê é inorgânico e mecânico e duvido que as pessoas queiram comunicar com algo assim”.

O avatar ganhou especial atenção no Japão, onde os homens solteiros preferem desenvolver um relacionamento com uma namorada virtual. Embora esteja ainda longe de oferecer um verdadeiro companheirismo, o Gatebox tem já mais de 171 milhões de assinantes no Japão, Tailândia, Taiwan e Indonésia.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo