Vendas de monovolumes compactos caem na Europa

A crescente procura por SUV e crossovers compactos a que se tem vindo a assistir na Europa leva a que os monovolumes do mesmo segmento vejam as suas vendas afetadas. Alguns analistas, como a LMC Automotive, prevêem que esta tendência se mantenha até 2020, altura em que as vendas dos modelos de maior volume, como o Volkswagen Touran ou o Renault Scenic, não deverão ultrapassar a fasquia das 500 mil unidades.

No ano passado, as vendas totais do segmento desceram 4,4% para 820.300 unidades, com as marcas de volume a descerem na casa dos 7%, de acordo com os dados da JATO Dynamics. O cenário não é, no entanto negro para todos os intervenientes, pois os mesmos dados apontam para um crescimento de alguns modelos em 2016, como o Volkswagen Turan (+52%, o mais vendido na Europa, na imagem) ou o BMW Série 2 Active e Grand Tourer (+18%, o terceiro mais vendido), ainda que os resultados conseguidos nos primeiros meses de 2017 percam terreno para os homólogos de 2016.

Para a JATO Dynamics, a descida nas vendas de monovolumes compactos deve-se, principalmente, à maior procura por SUV do mesmo segmento, que oferecem mais flexibilidade de utilização: "A popularidade dos SUV compactos é a maior ameaça a este segmento", como declarou o analista global da JATO Dynamics, Felipe Muñoz, ao Automotive News.

A popularidade dos SUV e crossovers compactos é bem ilustrada pela estratégia da Peugeot. O construtor francês substituiu o monovolume 3008 por um sucessor com o mesmo nome mas roupagem SUV no final de 2016. O resultado foi um aumento de 100% nas vendas nos dois primeiros meses deste ano, que se traduziu em mais 21.431 unidades que o VW Touran (segundo os dados da JATO), que liderou o segmento dos monovolumes compactos, além de ter conseguido os títulos de Carro do Ano 2017 em Portugal e na Europa.

in Diário Economico

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