Lucros da Sonae caem 87%, diz Haitong

A Sonae vai publicar os seus resultados do primeiro trimestre em 18 de Maio após o fecho do mercado e o Haitong Bank espera uma queda de 87% dos lucros para 4,0 milhões de euros, naquele que é “tradicionalmente o trimestre mais fraco da Sonae devido a vendas mais baixas na maioria das áreas. Recordamos que no ano passado o resultado líquido foi materialmente influenciado” pela área de imobiliário, o que “explica a queda homóloga de 87% prevista para os lucros”, avança o banco de investimento.

O Haitong também prevê que o EBITDA recorrente aumente 6% para 49 milhões de euros, beneficiando da aquisição da Salsa e de uma melhoria nas operações não-retalhistas.

Tanto as operações do MC (Modelo Continente) como as da SR (Sonae Retail – retalho não alimentar) devem ter sido prejudicadas pelo efeito negativo de calendário, devido a um domingo a menos em janeiro, a um dia a menos em fevereiro e depois à Páscoa e, portanto, “esperamos um desempenho geral fraco na primeira linha das receitas” diz. “As vendas Like-for-Like [referentes ao mesmo perímetro comparável de lojas] do Continente deverão desacelerar de 2,1% no 4º trimestre para -2,0% no primeiro trimestre, o efeito do calendário deverá estar próximo de -3,0%”, diz o Haitong. “No caso da SR, prevemos uma queda das vendas de 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, também arrastado pelo calendário negativo, o que deverá ter sido especialmente prejudicial para o segmento da moda”.

“Ao nível do balanço, prevemos que a dívida líquida aumente 144 milhões de euros no trimestre para 1.370 milhões de euros devido principalmente à sazonalidade do ativo corrente, que este ano deverá ter aumentado por uma Páscoa tardia” diz Haitong.

“No nosso ponto de vista a Sonae está a caminho de cumprir as nossas estimativas anuais”, diz o banco.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo