Um em cada três alunos do 2º ciclo passa de ano com negativas

Um em cada três alunos do 2.º ciclo que passa de ano escolar fá-lo com negativas. Estas negativas ocorrem mais frequentemente a Matemática e a Inglês.

Esta é uma das principais conclusões de um estudo inédito divulgado hoje pelo Ministério da Educação, segundo o qual 30% dos alunos do 5º ano passam de ano com negativa a pelo menos uma disciplina, fração esta que sobe para 34% entre os alunos que transitaram do 6.º para o 7.º ano.

Já a percentagem de alunos do 2.º ciclo que conseguiram ter uma pauta totalmente "limpa", isto é, sem negativas, foi de 61% dos alunos do 6.º ano e de 65% entre os alunos do 5.º ano de escolaridade.

O estudo "Resultados Escolares por Disciplina ? 2.º Ciclo", da Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC), analisou dados referentes ao ano 2014/2015.

De acordo com o estudo, 30% dos alunos do 6.º ano tiveram classificação final negativa em Matemática ? a percentagem mais elevada de insucesso entre todas as disciplinas ? ao passo que cerca de 15% tiveram aproveitamento insuficiente em Inglês ? a segunda disciplina com maior taxa de negativas.

As percentagens são idênticas para os alunos do 5º ano: 26% dos alunos tiveram negativa a Matemática e 14% a Inglês.

No extremo oposto surge Educação Física, disciplina em que apenas 2% dos alunos não obtiveram classificação positiva.

Por sua vez, a disciplina de Português foi aquela em que menos vezes os professores atribuíram a classificação máxima de 5 aos seus alunos, tanto no 5.º como no 6.º ano. Situação diferente de Educação Musical, por exemplo, na qual cerca de um quarto dos alunos obteve a classificação máxima.

O estudo avança que 10% dos alunos do 2º ciclo chumbaram no final de 2014/2015. Entre estes, "as dificuldades escolares tendem a ser transversais a muitas disciplinas em simultâneo". Por exemplo, entre os alunos retidos no 5.º ano de escolaridade, cerca de 72% teve classificação final negativa a cinco ou mais disciplinas. Esta percentagem foi menor (49%) entre os alunos retidos no 6.º ano.

Praticamente todos os alunos que chumbaram têm classificação negativa em Matemática (97%).

As percentagens de negativas entre os alunos retidos são também muito elevadas ? na casa dos 80 e 70% ? em Português, Inglês e em História e Geografia de Portugal.

O estudo dedica ainda um capítulo às diferenças entre raparigas e rapazes, onde se conclui que os desempenhos escolares das raparigas são “bastante superiores” aos dos rapazes em praticamente todas as disciplinas do 2.º ciclo, com a exceção de Educação Física.

Na comparação entre os desempenhos dos alunos com e sem apoios da Ação Social Escolar (ASE), os autores do estudo consideram "bastante impressionante a forma transversal como o contexto económico influencia as classificações em todas as disciplinas".

Os efeitos do contexto económico dos alunos são marcados nas disciplinas de teor mais académico, como Matemática, Inglês, História e Geografia, Português e Ciências Naturais.

Por exemplo, enquanto 16% dos alunos do 5.º ano sem apoios ASE tiveram classificação negativa em Matemática, o grupo de alunos que receberam apoios ASE do escalão A ? o escalão mais alto ? tem uma percentagem de negativas de 44% à mesma disciplina (quase metade dos alunos).

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo