Publicada recomendação do Parlamento para inclusão de Almaraz na cimeira luso-espanhola

Foi hoje publicada em Diário da República a resolução da Assembleia da República que  recomenda ao Governo para incluir na agenda da próxima Cimeira Luso-Espanhola a central nuclear de Almaraz e a necessidade do seu encerramento.

"A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que inclua na agenda da próxima Cimeira Luso-Espanhola um ponto específico sobre a central nuclear de Almaraz e a necessidade de proceder ao seu encerramento", lê-se no diploma publicado nesta segunda-feira, 8 de maio.

A Assembleia da República  aprovou a 24 de março, sem votos contra, apenas com a abstenção do PS, uma resolução do PSD a requerer a inclusão do encerramento da central nuclear de Almaraz na agenda da próxima cimeira luso-espanhola. Um iniciativa legislativa que além dos votos favoráveis do PSD, CDS-PP, Bloco de Esquerda, PCP, PEV e PAN, contou ainda com o apoio da deputada independente socialista Helena Roseta.

Na sua iniciativa, os sociais-democratas sustentam que a central nuclear de Almaraz não diz apenas respeito a Espanha.

A resolução apresentada pelo PSD alerta: "pela proximidade e pela partilha das águas do rio Tejo respeita também a Portugal. O potencial risco para as populações e para as áreas protegidas abarca os dois lados da fronteira. A manutenção da central nuclear de Almaraz, que se contesta, comporta inequivocamente riscos transfronteiriços".

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo