Plano do Governo contra violência no futebol “está em andamento"

A 10 de abril, poucos dias depois de um árbitro ter sido agredido por um futebolista num jogo da divisão de Elite, João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEDJ), juntou representantes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Liga de clubes, do sindicato dos jogadores, das associações de árbitros e de treinadores, pedindo-lhes contributos para erradicar a violência no desporto.

“Acho que não há melhor maneira de fazer as coisas do que chamar os responsáveis e juntá-los em torno de um denominador comum, que é erradicar o fenómeno da violência”, disse João Paulo Rebelo à agência Lusa.

O governante garante que apesar de estas entidades defenderem diferentes intervenientes do espetáculo do futebol, têm uma questão que as une: “Ninguém se revê neste fenómeno da violência no desporto” e que o plano contra a violência no desporto, em particular no futebol, “está em andamento”.

O SEJD destacou a disponibilidade do organismo federativo para rever o quadro disciplinar e a postura da secretária de Estado da Administração Interna, que “pediu contributos aos parceiros de segurança para eventuais alterações no quadro das sanções penais”.

João Paulo Rebelo reiterou a ideia de que a violência no futebol é um problema que “requer um tratamento de fundo e não paliativo”.

O mês de abril ficou marcado por vários episódios de violência em torno do futebol, o mais grave dos quais o atropelamento mortal de um adepto do Sporting, de nacionalidade italiana, na sequência de confrontos entre claques, ocorridos junto ao Estádio da Luz, na véspera do Sporting-Benfica (1-1), da 30.ª jornada da I liga.jor

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo