Depois de apresentadas as versões do facelift do VW Golf que montam exclusivamente motores de combustão, chega a vez de se estrearem no mercado nacional as versões eletrificadas do modelo alemão. E-Golf (100% elétrico) e Golf GTE (híbrido plug-in) são as novas propostas do Golf em Portugal e prometem mais potência, autonomia e eficiência.
A revisão do design levou aos novos modelos novos para-choques e nova grelha do radiador, com uma faixa azul característica da mobilidade elétrica da VW e cada ve z mais próxima da do Golf GTI, assim como novos faróis dianteiros e traseiros LED de série. Detalhe comum a ambos é o formato em “C” da luz de condução diurna, típica dos Volkswagen elétricos e híbridos plug-in. As diferenças estéticas entre ambos notam-se mais na traseira, com o GTE a receber luzes intermitentes dinâmicas e dupla saída de escape cromada, no lado esquerdo.
De série em ambos são o novo sistema de infoentretenimento Discover Pro com funções como o controlo por gestos e numerosos novos sistemas de assistência à condução, como o assistente de travagem de emergência em cidade com novo sistema de deteção de peões (Front Assist), novo sistema de assistência em zonas de grande tráfego (condução semiautónoma até 60 km/h) e assistente de emergência (Emergency Assist).
Proposto no nosso mercado desde 40.461 euros, o e-Golf viu a sua potência aumentar para 136 cv (+21 cv), o mesmo acontecendo com a autonomia, que agora se cifra em 300 km (+ 110 km). Para tal usa uma nova bateria de iões de lítio, com 35,8 kWh de capacidade, recarregável em 13 horas numa tomada doméstica de 230 V. Numa estação de carregamento o valor desce para as quatro horas, sendo de 45 minutos usando o sistema CCS (Combined Charging System), com 40 kWh.
Por seu turno, o Golf GTE, que é proposto no nosso país desde 44.691 euros, oferece um sistema de propulsão híbrido que une um motor térmico TSI de 150 cv a um elétrico de 102 cv, para uma potência combinada de 204 cv. Permitindo conduzir até 50 km em modo totalmente elétrico, a VW anuncia um consumo misto de entre 1,6 e 1,8 litros a cada 100 km para o GTE. No verão chegará à gama um sistema de controlo proativo do grupo propulsor que analisa os dados do GPS e da rota para otimizar a utilização do motor elétrico. Assim, quando o sistema deteta que o GTE se prepara para entrar numa cidade, por exemplo, ativa imediatamente o motor elétrico para que o veículo circule na cidade com emissões zero e sem consumo de combustível.