Oficial: Macron eleito presidente de França com 66,1% dos votos

Os resultados finais das eleições francesas revelados esta segunda-feira de manhã confirmam a vitória do candidato centrista, Emmanuel Macron, com mais de 30 pontos de diferença frente à candidata de extrema-direita, Marine Le Pen. Macron terá conseguido reunir 66,1% dos votos na segunda volta às presidenciais em França, contra os 33,9% de Le Pen.

Segundo dados revelados pelo Ministério do Interior francês, a abstenção foi de 25,38%, uma percentagem “quase recorde” e a maior desde 1969, avança a agência de notícias Reuters.

Emmanuel Macron venceu na maior parte do país, incluindo a capital Paris. Já Marine Le Pen conquistou a maioria do eleitorado em cidades desindustrializadas do norte e sudeste de França. A candidata da Frente Nacional terá vencido em apenas 2 dos 95 departamentos metropolitanos de França (Aisne e Pas-de-Calais).

Uma sondagem feita pelo Instituto Ipsos indica que 43% do eleitorado terá votado em Emmanuel Macron com a intenção de afastar a extrema-direita e os seus ideais anti-imigração e anti-Europa no Palácio do Eliseu.

A transferência de poderes do presidente cessante, François Hollande, para o presidente eleito está agendada para o próximo domingo, dia 14. Emmanuel Macron será o presidente mais jovem da França, com o terrorismo e a recuperação económica a dominar a agenda política.

#UPDATE Macron won 66.1%, Le Pen 33.9% in French vote: final results https://t.co/mwIKubumds #Presidentielle2017 pic.twitter.com/E0O3H1KTjm

— AFP news agency (@AFP) May 8, 2017

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo