Bolsa de Lisboa ignora Europa e segue positiva

As principais praças europeias estão a corrigir depois do entusiasmo com a vitória de Emmanuel Macron nas presidenciais francesas e seguem com perdas ligeiras. Apesar disso, a bolsa lisboeta mantém os ganhos, impulsionada pela época de resultados. O PSI 20 sobe 0,11% para 5.260,72 pontos.

“Lisboa regista uma subida em contra-ciclo com a Europa”, explica o economista e trader no Banco Carregosa, Paulo Rosa, que destaca os ganhos da Navigator e dos CTT. “Nenhum destes papéis está ligado às eleições”.

A papeleira lidera os ganhos no índice, a subir 2,15% para 4,035 euros por ação, o valor mais alto desde abril de 2015. “Os resultados da Navigator ficaram aquém da expetativa e as ações da empresa caíram durante dois dias seguidos”, refere. “Agora está a subir, mas parece-me exagerado porque os resultados não foram positivos”.

No caso dos CTT, as ações sobem 1,13% para 5,714 euros, “focados nos dividendos”. A partir de 17 de maio, a cotada vai negociar sem dividendos, “o que poderá resultar num upside“, diz Rosa.

No PSI 20, destacam-se ainda os ganhos de 0,13% do BCP, que vai divulgar os seus números do primeiro trimestre, com a média de previsões dos analistas a apontar para um resultado líquido de 42 milhões de euros.

A travar os ganhos da bolsa nacional está a Corticeira Amorim, que perde 2,20% para 11,350 euros por ação, e ainda o setor da energia. A EDP recua 0,55%, a EDP Renováveis desvaloriza 0,46% e a Galp desliza 0,07%.

“Quando o PSI 20 passou os cinco mil pontos, entrou num ciclo virtuoso, mas não me parece que vá durar muito mais tempo. O sentimento só vai continuar se os pares europeus continuarem numa onda positiva”, acrescentou o economista.

No entanto, os principais índices bolsistas na Europa já acalmaram o entusiasmo com a vitória de Emmanuel Macron, o candidato pró-europeísta nas eleições francesas que se realizaram neste domingo, e seguem esta manhã com perdas ligeiras. O francês CAC 40 perde 0,66%, enquanto o alemão DAX recua 0,18%, o espanhol IBEX 35 desce 0,25% e o italiano cai 0,38%.

Segundo o trader do Banco Carregosa, as bolsas europeias estão a corrigir dos ganhos da semana passada pois a antecipação em relação à ida do centrista para o Eliseu já tinha levado a valorizações. Desde a primeira volta das presidenciais, o CAC 40 acumulou uma subida de mais de 7% em duas semanas.

“No início da campanha para a segunda volta ainda havia algumas dúvidas sobre Marine Le Pen, mas no fim do debate no dia 3 de maio, definiu-se o fim das dúvidas e a vitória de Macron vislumbrou-se. O mercados começaram logo a antecipar e hoje estão a corrigir”, diz.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo