O ânimo da confirmação: euro em máximos de vários meses com Macron no Eliseu

Apesar de a vitória de Emmanuel Macron nas presidenciais francesas deste domingo já ser amplamente esperada, a previsibilidade não travou o entusiasmo dos mercados. O centrista derrotou a candidata de extrema direita, com 65,5% dos votos contra 34,5% para Marine Le Pen, e levou o euro para máximos de novembro face ao dólar e de um ano face ao iene.

O euro valorizou para 1,10 dólares depois dos resultados das eleições, o valor mais alto desde as eleições presidenciais nos EUA. Em relação ao iene, a moeda única apreciou-se 0,5% para 124,58 ienes, valor que não tocava há um ano. Apesar de as sondagens indicarem que seria Macron a chegar ao Eliseu, os mercados estão a reagir com entusiasmo ao afastamento da candidata anti-Europa.

No entanto, a reação foi mais modesta do que há duas semanas na primeira volta das eleições, quando o euro apreciou 2% face ao dólar. “Não se deve esperar fogo de artifício no futuro – afinal, havia uma probabilidade de mais de 90% de Macron conseguir e as sondagens antes da primeira volta tinham sido bastante precisas”, explicou Manuel Oliveri, estrategista da Credit Agricole SA, citado pela Bloomberg.

Desde a primeira volta que a Europa andava a reagir positivamente à esperada vitória de Macron, com a bolsa parisiense CAC 40 a acumular ganhos de mais de 7% em duas semanas.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo