‘Le Monde’ recusa-se a participar na noite eleitoral de Marine Le Pen

O jornal francês Le Monde não vai estar presente na noite eleitoral do partido de Marine Le Pen, a Frente Nacional. Num anúncio publicado no site oficial do diário, o editor de Internacional do Le Monde justificou a decisão com o a decisão do partido de extrema-direita de negar acesso a alguns meios de comunicação social para a cobertura da noite eleitoral.

O jornalista Luc Bronner explica que o jornal francês “condena veementemente” a opção da Frente Nacional de excluir alguns meios de comunicação social nacionais e internacionais. Segundo o editor de Internacional da publicação francesa, desta forma não se consegue “garantir adequadamente a cobertura de um grande momento democrático”. Na opinião de Luc, trata-se de uma conceção degradada da liberdade de imprensa.

“Em solidariedade com os meios de comunicação em questão, decidimos não estar presentes na noite das eleições. Esta decisão não nos impede de continuar a cobrir a Frente Nacional com os mesmos requisitos jornalísticos”, escreve o porta-voz do Le Monde, este domingo.

#Présidentielle2017 « Le Monde » refuse de participer à la soirée électorale du FN https://t.co/qHAW1IMXWc

— Le Monde (@lemondefr) May 7, 2017

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo