A história de amor entre Macron e Brigitte

Emmanuel Macron tinha apenas 15 anos quando conheceu a professora de Francês e Latim, Brigitte Trogneux, então com 39 anos, numa escola jesuíta em Amiens, Norte da França. Macron era ainda colega de turma de Laurence, a filha do meio de Brigitte.

Aluno brilhante, que já argumentava com os professores ao mesmo nível, estava a escrever um romance e participava em peças de teatro. Brigitte, que não era a sua professora, ouvia constantemente os elogios dos colegas de profissão sobre o jovem sobredotado, sociável e com grandes notas.

Um dia cruzaram-se nos corredores do liceu e falaram sobre teatro. Emmanuel propõe-lhe fazerem os dois uma adaptação da peça A Arte da comédia de Eduardo de Filippo. A professora concorda e combinaram reunir-se às sextas-feiras à tarde. À revista Paris Match ela confessou: "Senti que deslizava, ele também".

Os pais de Macron perceberam a proximidade com Brigitte e tentaram separá-los. O filho deixou Amiens e foi para Paris terminar os estudos. Não resultou. Na despedida, Macron disse à professora: "Eu vou regressar e casar contigo". Na mesma entrevista à Paris Match, Brigitte revelou que "passavam horas ao telefone" e que o jovem "quebrou a resistência" dela com uma "paciência impressionante".

Casada com o banqueiro André Louis Auzière, e com três filhos, divorciou-se e iniciou o romance com o antigo aluno, depois de ele ter feito 18 anos. Casaram em 2007 (nenhum dos três filhos de Brigitte se opôs ao casamento) e uma das primeiras aparições públicas do casal aconteceu em 2015, num jantar com o Rei Filipe de Espanha.

Desde então, tornou-se uma figura preponderante na carreira do economista. Participou em reuniões governamentais quando ele era ministro e ajudava-o nos discursos.

 

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo