O governo e o Bloco de Esquerda ainda não chegaram a acordo para a alteração dos escalões de IRS no próximo ano, assume o líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares, numa entrevista à TSF e ao Diário de Notícias.
Tal como o Jornal Económico explica na edição desta sexta-feira, o Governo está a negociar mais verbas para aumentar escalões de IRS no próximo ano e aliviar as famílias de menor rendimento. No Programa de Estabilidade há uma verba de 200 milhões de euros para acomodar esta medida, mas o Bloco e o PCP entendem que os 200 milhões de euros são insuficientes.
Fonte governamental adiantou ao Jornal Económico que o "valor está em aberto" e Pedro Filipe Soares admite na entrevista que esse é um ponto ainda em negociação. "Há divergência no que diz respeito ao valor. O governo indicou 200 milhões de euros. Isso é manifestamente insuficiente para no final da legislatura acabar com a subida de impostos feita por Vítor Gaspar", diz o dirigente bloquista.
Pedro Filipe Soares indica também que o Bloco quer fechar as negociações para o próximo Orçamento de Estado até junho, para não haver uma sobreposição das negociações com as atividades dos partidos relacionadas com as eleições autárquicas de Outubro.