May quer maioria parlamentar para negociar Brexit

Foram hoje a voto 4.851 cargos em 88 concelhos, dos quais 34 em Inglaterra, 32 autarquias da Escócia e 22 municípios do país de Gales. Apesar das eleições autárquicas passarem um pouco despercebidas, a antecipação para 8 de junho torna este escrutínio um teste importante para os partidos.

Sobre as eleições locais, a primeira-ministra britânica, Theresa May, evitou hoje fazer um discurso “triunfante” e prometeu continuar a fazer campanha para assegurar uma maioria parlamentar nas eleições legislativas, para ter maior poder de negócio sobre o Brexit.

“Isto não tem a ver com quem ganhou e quem perdeu nas eleições locais, tem a ver com quem continua a lutar pelo melhor acordo para o Brexit para as famílias e empresas em todo o Reino Unido”, afirmou durante uma visita a Brentford, na zona de Londres, citada pela agência Lusa.

Segundo May, “só um voto nos Conservadores nas eleições legislativas dentro de 34 dias poderá reforçar a minha mão para conseguir o melhor acordo do Brexit para o Reino Unido”.

Dos 4.851 postos que precisavam de ser preenchidos, os ‘tories’ ocuparam 1.900, adicionando 558 vereadores [councillors] aos que tinham desde as eleições anteriores.

Pelo contrário, o partido Trabalhista, a principal força política da oposição, elegeu 1.151, perdendo 320 vereadores.

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo